A 48 horas de partir descubro o bar e a piscina do HA....... Um pequeno mar de água com vista ( deslumbrante) para a cidade.
domingo, 30 de novembro de 2014
sábado, 29 de novembro de 2014
90 dias
90 dias em Luanda... faz hoje 3 meses que cheguei... e estou a cerca de 48 horas de partir.........
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
O grande lider e o cão no telhado
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Lavadores de carros
É proibido lavar carros na via pública..... Mas lavadores de balde e esponja na mão abundam por todos os cantos da cidade.
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
A C. (II)
Frequentemente vem ter comigo a dizer que doi isto ou aquilo e que precisam de comprimidos ( paracetamol). Os remédios aqui são caros e nem sempre tem dinheiro para os comprar. O que me surpreende é que quando o fazem não tem ar de estar com dores nenhumas...
Num dia, estando meio mal humorada, respondo à C. , que não pode ser, que estão sempre a pedir e que quando não houver e se tiverem uma dor forte como faremos? Responde-me com um sorriso enorme: " Nesse dia, a tua alegria vai-me curar!". Não resisto, dou uma gargalhada e claro.. entrego-lhe um ben-u-ron.
Definitivamente, gosto da C.
terça-feira, 25 de novembro de 2014
A C.
Gosto da C.
Temos mais ou menos a mesma idade mas vidas tão diferentes... Ela tem 6 filhos, sai de casa às 5:00 da manhã, partilha o marido com outra, é a orgulhosa avó de uma neta que é sua chará e é incrivelmente frontal e bem disposta.
Perante a aproximação do meu regresso à pátria mãe lamenta-se " tu não pode ir embora" e pergunta "quem me dará os bons dias de manhã? "
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
As coisas que eu vou aprendendo (VIII)
"É a sua chará*"
*Pessoa que tem o mesmo nome próprio que nós.
*Pessoa que tem o mesmo nome próprio que nós.
domingo, 23 de novembro de 2014
Ideias perigosas (II)
Hoje ao passar à frente de uma esquadra ouvi o seguinte dialogo entre 2 policias:
- Aquilo em Portugal está quente
- Está quente?
- Sim, muito quente. Prenderam o homem. Prenderam o Sócrates no aeroporto.
Desconheço o resto.... embora me tivesse sentido tentada a parar e a entrar na conversa.... Mas podiam não gostar e achar as minhas ideias ( e sugestões) perigosas....
sábado, 22 de novembro de 2014
Ideias perigosas
Deve ser por estes tristes exemplos que é tão difícil para os Tugas conseguirem visto de entrada e trabalho aqui.... Um povo ingrato que faz isto aos seus amados grandes lideres nunca poderá ser bem vindo! Olha se começassem a contagiar os locais com estas ideias perigosas???
http://sol.pt/noticia/118940
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
As coisas que eu vou aprendendo ( VII)
"Amanhã não posso vir trabalhar porque vou a um óbito"
" Não dormi nada porque passei a noite num óbito"
Aqui não se vai a funerais ou velórios..... Vai-se ao óbito....
" Não dormi nada porque passei a noite num óbito"
Aqui não se vai a funerais ou velórios..... Vai-se ao óbito....
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Andar na rua
Na terça feira foi o funeral de um general ligado ao partido do governo... Nesse dia o trânsito esteve absolutamente caótico.. Várias figuras importantes ( entre elas o grande líder) circularam pelas ruas de Luanda o que significa ruas cortadas ao trânsito e a confusão total.
Saí mais tarde ( já de noite) e ia com algum receio.. depressa o perdi: Nas ruas principais de dez em dez metros ( mais ou menos) dois ou três militares devidamente armados ( metralhadoras) e montes de policias guardavam as ruas. Nunca me senti tão segura!!
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Tiros
O A diz-me logo pela manhã : " Esta noite deu tiros na casa do homem... às 0:00 hora um homem deu tiros. Veio os militares mas não encontraram o homem".
Como resultado, e para além dos habituais policias e seguranças, a esquina ficou com vários militares, devidamente armados. E nos dias seguintes as árvores próximas da casa, umas foram cortadas e outras podadas.... Nada pode permitir aproximações não desejadas do local...
terça-feira, 18 de novembro de 2014
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Vistas (IV)
Se vi uma galinha num telhado ao nascer do dia certamente não me surpreendeu ver um cão, também num telhado ao entardecer... Afinal estamos no hemisfério do lado de baixo portanto as coisas não estão de pernas para o ar mas são, seguramente, diferentes das do lado de cima...
domingo, 16 de novembro de 2014
sábado, 15 de novembro de 2014
A C., o marido e a outra....
A C. caiu e tem dores nas costas . A M diz-lhe que deve pedir ao marido para lhe fazer uma massagem nas costas com uma pomada para as dores musculares. Ela responde cabisbaixa que não pode ser porque o marido está com a outra... perante o nosso ar de surpresa conta-nos a sua história:
Há seis anos sofreu um aborto e esteve internada 2 meses (??)... O marido pensando que ela ia morrer arranjou outra mulher... Como ela sobreviveu ficou com as duas. Passa uma semana numa casa e a seguinte na outra e assim vão vivendo alternadamente... Está com ele desde os 18 anos ( tem agora 44), têm 6 filhos em comum ( o mais velho tem 26 e o mais novo 9) e ele disse-lhe que apesar da nova mulher ( com quem entretanto já teve 2 filhos) nada lhe faltaria nem aos filhos....e tem cumprido e lá vão vivendo assim.
Tentamos dar-lhe um pouco da nossa "filosofia progressista" ( essencialmente dizemos-lhe para o por a andar), ela baixa a cabeça e tristemente diz : " Não posso...não posso. E os filhos ficavam sem o pai?? e eu também gosto dele".
Aqui, apesar de não existir (oficialmente) a poligamia é uma prática comum...
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Pescador??
Na marginal uns pequenos posters publicitam a Feira do Pescador, que ocorreu uns meses atrás em Luanda.... No poster existe uma foto do grande líder em destaque....Será o santo patrono da profissão?
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Proibições
Na rua e ao pé da porta do alto magistrado, rapazes lavam os vários carros ( Jipes grandes de cor e vidros pretos) estacionados... Pergunto ao A (motorista) " então não é proibido lavar os carros na rua?". Dá uma risada e responde que sim que é proibido... mas não para todos...
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Passeios
Andar na baixa da cidade ao sábado é ver um reboliço de gente.
Andar na baixa ao domingo é ver a tristeza da paisagem.... As ruas esburacadas, a pobreza sentada pelos cantos, os seguranças nos seus turnos de 24 horas literalmente a dormir em pé ou sentados, velhos edifícios dos anos 50 e 60 a necessitar urgentemente de obras e edifícios antigos recuperados, limpos e claro... sedes de organismos do governo.
Alguns desses casos são o Palácio D. Ana Joaquina (uma casa senhorial do século XVIII que funciona, actualmente, como tribunal), o edifício do banco nacional de Angola ( de 1955) e o Ministério das relações exteriores (que também deve ser mais ou menos da mesma altura)... Ora.... muito difíceis de fotografar ou visitar visto que não é visto com bons olhos por estes lados tirar fotos às propriedades do governo...
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Olhos que não veem ...coração que sente
Vou com a M a um supermercado. À porta 3 seguranças tentam agarrar e algemar 2 miúdos ( com talvez 12 e 15 anos e provavelmente por roubos). Eles tentam fugir e o mais novo grita e chora. Os seguranças empurram-no para o chão e começam a bater-lhe. Ele chora e grita ainda mais. A M diz-me repetidamente "Não olhes! não olhes!"
Eu continuo a olhar... Mesmo que não o tivesse feito continuaria a ouvir... e continuaria a acontecer...
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Pescadores
No mesmo mar onde os grande navios esperam a sua vez para entrar no porto de Luanda, um pequeno bote movido com uma vara e com 2 homens pesca pacificamente.
domingo, 9 de novembro de 2014
sábado, 8 de novembro de 2014
Gradeamentos
Por todo o lado se vê grades....onde haja algo que valha algum dinheiro existem grades para o proteger...
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Coisas deste hemisfério...
O governo faz, de vez em quando, campanhas extraordinárias de vacinação... os técnicos de saúde vão às escolas, musseques etc etc e vacinam todas as crianças que lá estão. E como sabem as que já foram vacinadas e as que não foram? Fazem um pequeno circulo na unha do dedo mindinho da mão direita da criança com uma caneta permanente (?).
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
As coisas que eu vou aprendendo ( IV)
Vejo o chão molhado pela manhã e pergunto ao A. ( motorista): " Choveu? ", responde " Não. Serenou", Pergunto de novo : " Mas choveu?". Responde ( outra vez) : " Não, serenou!". Digo-lhe que não percebo e pergunto o que está a dizer, responde que choveu muito pouquinho....
resultado... afinal parece que não choveu... só serenou!
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
O homem e o cão ( II)...
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Vistas (III)
Às 5:20 da manhã, olho pela janela e vejo uma galinha num telhado de um primeiro andar. Pois... aquele ponto preto no meio do telhado é uma galinha....
A fotografia está manhosa..... mas eram 5:20 da manhã e eu ainda estava meio a dormir....
A fotografia está manhosa..... mas eram 5:20 da manhã e eu ainda estava meio a dormir....
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
O Anibal vai-se roer de inveja (II)....
Onde antes estavam afixadas fotografias de vários períodos da vida do grande líder , encontram-se agora uma outras...
Estas referem-se às grandiosas ( a expressão não é minha) FA Angolanas.... E claro... o comandante supremo lá continua.
domingo, 2 de novembro de 2014
As coisas que me ocorrem....
No sábado ( ontem) depois de uma reunião fui almoçar com a M. No restaurante estava uma senhora Angolana (negra) com uns fartos cabelos loiros..... Não sei porquê mas lembrei-me disto.... :)
https://www.youtube.com/watch?v=kIqwYJrhY3I&feature=player_embedded
https://www.youtube.com/watch?v=kIqwYJrhY3I&feature=player_embedded
sábado, 1 de novembro de 2014
Escuridão
Esta semana que passou foi recheada de cortes de eletricidade em muitas zonas da cidades e arredores. Supostamente uma subestação que avariou.
Numa dessas manhãs às escuras ( ou a gerador consoante os rendimentos....) a C. dizia-me que tinha saído de casa à hora habitual mas numa completa escuridão ( cerca das 5.00) e que enquanto descia a estrada cheia de medo dos "bandidos" ( assaltantes) para ir apanhar o "táxi" ( candongueiro) ia rezando e apelando a todos os santos que conhecia para a protegerem e consegui-lo fazer em segurança.
Subscrever:
Mensagens (Atom)