sábado, 26 de março de 2016

sexta-feira, 25 de março de 2016

Páscoa

  É 6ª feira Santa e portanto feriado. Já vou na 3ª Páscoa passada neste país...  Sendo que aqui Páscoa é meramente um marco das diferenças em mim em relação a Angola....
  Em 2014, recém chegada,  ainda andava na  "fase pitoresca" em que tudo me era novo, logo interessante. Ao reler posts dessa altura não deixo de rir por ver a  minha própria inocência..
  Em 2015, já conhecia  um pouco  melhor este pais... !Existiam muitas coisas que para mim eram absurdas mas tentava lembrar-me sempre que teria de perceber a realidade não pelos meus padrões  (semi- ) Europeus  mas pelas características históricas e sociais do meio local.
  E depois veio 2016...A desvalorização do Kwanza e a crise vieram agravar todos os problemas locais... Neste momento Angola está na corda bamba à espera do que vai acontecer. Muitos Portugueses já partiram porque o custo de vida aumentou imenso e as transferências de salários estão demoradissimas. Outros vão ficando para ver o que isto dá.  De qualquer forma podem ( podemos) sempre partir a qualquer momento assim o queiramos. E aqueles que não o podem fazer? Aqueles que nasceram cá e não tem nem dinheiro nem sitio para ir? enfim...quase toda a população Angolana.

  

quinta-feira, 24 de março de 2016

Como é isto possível?


 A pergunta surge no penúltimo parágrafo deste artigo... mas ao ler, e muito antes de chegarmos  a essa parte do texto perguntamos-nos a nós próprios:  Como é isto possível?



terça-feira, 22 de março de 2016

Bélgica

  Porque o Tintim fez parte de - quase- toda a minha vida e simboliza esta aventura por terras de África...Porque hoje o meu continente está novamente de luto...

( imagem tirada daqui: http://mag.sapo.pt/showbiz/fotos/atentados-em-bruxelas-tintin-une-europa-nas-redes-sociais#galeria=218167&foto=3)

terça-feira, 15 de março de 2016

Sobressaltos


   Desde Maio do ano passado que deixei de andar a pé sozinha na rua ( excepto pequenas  idas aos supermercados próximos de casa).
Existem riscos que nem valem a pena correr... Mesmo assim já tive um pequeno sobressalto num semáforo  ( tentativa  de assalto com faca)  e outra num parque de estacionamento ( tentativa de extorsão) em Novembro do ano passado. Este ano noto mais policias nas ruas e mais armados. De qualquer forma prefiro não arriscar.



domingo, 6 de março de 2016

2 anos

  Há 2 anos era uma 5ª feira, estava o calor do costume e eu aterrei aqui pela 1ª vez na minha vida...