segunda-feira, 1 de setembro de 2014

E como correu a viagem? ( Parte III)

Casablanca

  Aterramos em Casablanca cerca das 16:00.
 
  Reuno-me com a C que apesar de viajar comigo ia num lugar diferente no avião. Verificamos a  hora e porta de embarque  do voo para Luanda e vamos explorar o aeroporto.
     Tomar um  café:  Feito!
     Fumar um cigarro : Onde? percorremos o aeroporto à procura de um espaço para fumadores e nada. Por todas as paredes ( numa média de 3 em 3 metros) estão sinais  ( do tamanho de  sinais de trânsito) com a imagem de proibido fumar e a frase em árabe, francês e inglês.
   Vamos a um guichet onde estão 3 raparigas ( Marroquinas) sentadas lado a lado e perguntamos onde podemos fumar... as duas das pontas respondem em simultâneo mas não em sintonia... uma diz no café e a outra diz que não se pode em sitio nenhum.. A seguir desatam a discutir em árabe.. a do meio ri. Interrompemos, agradecemos e vamos procurar o dito espaço.
  Descendo umas escadas vamos dar à área da "comida rápida" ( pelo menos a seta indica "Fast food")... O cheiro já paira no ar...mas as paredes tem a mesma sinalética de proibição. Numa ponta da zona das mesas estão várias pessoas a fumar. Com a emoção ( de ir fumar...) esqueço-me de onde estou e pergunto ( em Português) a um rapaz que fuma se realmente se pode fazer... Ele pede-me que fale em Inglês ( claro!) e travamos um interessante dialogo em que eu pergunto repetidamente se realmente se pode ( dado os sinais de proibição) e ele vai-me respondendo que sim, que se pode. Perante os meus argumentos " mas e os sinais? podemos mesmo??" ele termina com o que ficará a frase do dia : "yes, we can .. we´re in Morocco!"
 
 Às 19:30 vamos para a porta de embarque e descobrimos que o voo, vai sair mais tarde.... Esperamos até às 22:00 com Tugas,  Angolanos pomposamente vestidos para a viagem, Africanos de vários países com as suas famílias numerosas , mulheres com véu e até burkas...

Sem comentários:

Enviar um comentário