quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

4 de Fevereiro

"O dia 4 de Fevereiro de 1961 marcou o início duma nova fase de luta. Neste dia, centenas de jovens e trabalhadores de Luanda, enquadrados por militantes do MPLA, atacaram as cadeias para libertar os presos políticos. A partir daí, intensificou-se a luta armada de libertação nacional, estendendo-se a várias frentes a guerra de guerrilha. Assim, progressivamente, foram sendo libertadas determinadas zonas do País, em que o MPLA organizava o povo, instalava escolas, lançado as bases da nova sociedade"
 
 
mas....
 
 
"Já para o historiador angolano Carlos Pacheco, os ataques foram "evidentemente" uma acção da UPA, tanto mais que nessa altura o MPLA estava em fase embrionária e "reduzia-se a meia dúzia de pessoas em Conacri", afirmou ao P2. No livro Angola, um Gigante com Pés de Barro, publicado no ano passado, é ainda mais taxativo: "Nenhum dos revoltosos do 4 de Fevereiro tinha ligações ao MPLA"
 
 
 
 
    O 4 de Fevereiro é muito celebrado pelo governo/MPLA ( o aeroporto de Luanda chama-se 4 de Fevereiro) porque foi o inicio da revolta do povo angolano contra os ocupantes tugas.... Aqui cultiva-se ( o governo) um nacionalismo quase ridículo. Mas, pronto.... é uma maneira de distrair as pessoas dos problemas do pais. portanto... e sendo uma "pula" mantive-me no recanto do lar....
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário