sábado, 7 de fevereiro de 2015

Uns e ...os outros....

    De manhã, com o A. ( motorista), vejo passar uma carrinha de caixa aberta , com os quatro piscas ligados, com várias mulheres sentadas atrás. Comento que aquilo é um perigo e ele sorri e diz  que levam o corpo. e que o foram  buscar ao Maria Pia *( hospital). Fico com dúvidas se terei percebido bem e pergunto: " O corpo? levam ali uma pessoa morta?", responde que sim , que vai na caixa. " Na caixa?? quer dizer no caixão?" Continua a rir e vai-me dizendo que sim. Pergunto-lhe se aqui não há carros funerários e apercebo-me que nunca vi nenhum.
 
  Diz-me que sim que há, mas são só para os ricos porque são muito caros. O povo vai buscar os corpos como pode.... em carrinhas emprestadas e até nos candongueiros ( as carrinhas Hiace que fazem serviços de táxis)." Nos candongueiros??" pergunto-lhe,  responde que sim e que para isso basta rebaterem os bancos. Depois vai-me dizendo que os ricos vão para o Cemitério do Alto das Cruzes ( situado na zona alta da cidade, em Miramar), mas os pobres não porque é muito caro. São sepultados em cemitérios nos arredores de Luanda nas zonas mais pobres e degradadas...
  Pelos visto aqui a separação dos estilos de vida não acaba com a morte...
 
* A verdade é que este hospital se chama actualmente Josina Machel... mas nunca ouvi ninguém chamá-lo assim. Toda as pessoas referem-se a ele como Maria Pia, o nome dado pelos Portugueses nos tempos do colonialismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário