segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Boas Festas!

     Como estou no hemisfério de cima optei por colocar isto em modo de espera... Apesar de ter ainda tantas histórias por contar. Mas,  quando estou por aqui as histórias lá de baixo parecem incrivelmente de outro mundo... como uma que envolve um envelope com dinheiro passado entre mãos e longe de olhares... Não sendo  ilegal... foi só uma forma mais rápida de acelerar a resolução de um pequeno problema....
 
Bem.. Feliz Natal e Bom Ano Novo!!

https://plus.google.com/photos/117546163043270280152/yearinphotos2014?authkey=CNjFu_7c6_Xk6wE

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ainda a viagem...

   Os aeroportos só são interessantes nos filmes..... Na vida real estamos sempre mal dormidos, mal alimentados, fartos de aviões e de portas de embarque...


Aeroporto de Barajas (7:35) na manga à entrada do avião

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Tuga Land (II)

   E o que achei da pátria mãe após 3 meses de ausência? Fria... muito fria!!!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Viagem

   E como correu a viagem? de forma geral bem.. mas claro com pequenos apontamentos:

     1- Os aviões da Ibéria batem aos pontos os da Royal air Marrocos! São maiores, mais modernos e confortáveis!
    2- O inglês dos Espanhóis é tão mau quanto o dos Marroquinos.....ou seja não se percebe nada do que dizem!!
  3- A próxima vez que resolverem dar " Pasta" como jantar, juntem-lhe lá qualquer coisinha sem ser massa, um molho vermelho e uma solitária rodelinha de (tipo) chouriço.... Ah... e o bolo a saber a sabão também não era grande coisa.
 4- Os detetores de metais não são iguais em todo o lado....o facto de não ter apitado no 4 de Fevereiro (Luanda) não significa que não se vá apitar no de Barajas ( Madrid).... E as Sras. da alfandega também não... A espanhola que me revistou foi muito mais simpática ( e menos evasiva!) que a portuguesa do aeroporto da Portela.
  5- Os voos deviam ter um psicólogo de serviço para atenuar o choque de sair de um pais onde o sol, nasce às 5:30 e uma hora depois já estão 26 Cº e aterrar 8 horas depois noutro onde às 7:00 da manhã ainda é de noite e as temperaturas são - quase- traumáticas...
 
  E pronto.. a viagem correu bem!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

domingo, 30 de novembro de 2014

E só agora é que me mostram???

  A 48 horas de partir descubro o bar e a piscina do HA.......  Um pequeno mar de água com vista ( deslumbrante) para a cidade.







sábado, 29 de novembro de 2014

90 dias

    90 dias em Luanda... faz hoje 3 meses que cheguei... e estou a cerca de 48 horas de partir.........

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O grande lider e o cão no telhado


 
    Quando "falei" dos posters da feira do pescador ( Pescador??- 14/11) e do cão no telhado ( Vistas (IV)- 17/11) não consegui colocar as fotos ( azelhice minha ou da net nesses dias)... aqui estão elas


 
 
Posters da feira do pescador com o grande líder



cão num telhado ao final do dia

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Lavadores de carros

     É proibido lavar carros na via pública.....  Mas lavadores de balde e esponja na mão abundam por todos os cantos da cidade.
 
 
 
 


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A C. (II)


    Frequentemente vem ter comigo a dizer que doi isto ou aquilo e que precisam de comprimidos ( paracetamol). Os remédios aqui são caros e nem sempre tem dinheiro para os comprar. O que me surpreende é que quando o fazem não tem ar de estar com dores nenhumas...
 
  Num dia, estando meio mal humorada, respondo à C. , que não pode ser, que estão sempre a pedir e que quando não houver e se tiverem uma dor forte como faremos? Responde-me com um sorriso enorme: " Nesse dia, a tua alegria vai-me curar!". Não resisto, dou uma gargalhada e claro.. entrego-lhe um ben-u-ron. 
 
  Definitivamente, gosto da C.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A C.

     Gosto da C.
  Temos mais ou menos a mesma idade mas vidas tão diferentes... Ela tem 6 filhos, sai de casa às 5:00 da manhã, partilha o marido com outra, é a orgulhosa avó de uma neta que é sua chará e é incrivelmente frontal e bem disposta.
 
  Perante a aproximação do meu regresso à pátria mãe  lamenta-se " tu não pode ir embora" e pergunta  "quem me dará os bons dias de manhã? "

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

domingo, 23 de novembro de 2014

Ideias perigosas (II)

  Hoje ao passar à frente de uma esquadra  ouvi o seguinte dialogo entre 2 policias:
 
   -  Aquilo em Portugal está quente
   -  Está quente?
   - Sim, muito quente. Prenderam o homem. Prenderam o Sócrates no aeroporto.
 
  Desconheço o resto.... embora me tivesse sentido tentada a parar e a entrar na conversa.... Mas podiam não gostar e achar as minhas ideias ( e sugestões) perigosas....
 
 
  

sábado, 22 de novembro de 2014

Ideias perigosas


    Deve ser por estes tristes exemplos que é tão difícil para os Tugas conseguirem visto de entrada e trabalho  aqui.... Um povo ingrato que faz isto aos seus amados grandes lideres nunca poderá ser bem vindo! Olha se começassem a contagiar os locais com estas ideias perigosas???

http://sol.pt/noticia/118940

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

As coisas que eu vou aprendendo ( VII)

"Amanhã não posso vir trabalhar porque vou a  um óbito"
" Não dormi nada porque passei a noite num óbito"
 


Aqui não se vai a funerais ou velórios..... Vai-se ao óbito....


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Andar na rua

   Na terça feira foi o funeral de um general ligado ao partido do governo... Nesse dia o trânsito esteve absolutamente caótico.. Várias figuras importantes ( entre elas o grande líder) circularam pelas ruas de Luanda o que significa ruas cortadas ao trânsito e a confusão total.

  Saí mais tarde ( já de noite) e ia com algum receio.. depressa o perdi:  Nas ruas principais de dez em dez metros ( mais ou menos) dois ou três militares devidamente armados ( metralhadoras) e montes de policias guardavam as ruas. Nunca me senti tão segura!!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Tiros

   O A diz-me logo pela manhã : " Esta noite deu tiros na casa do homem... às 0:00 hora um homem deu tiros. Veio os militares mas não encontraram o homem".

    Como resultado, e para além dos habituais policias e seguranças, a esquina ficou com vários  militares, devidamente armados. E nos dias seguintes as árvores próximas da casa, umas foram cortadas e outras podadas.... Nada pode permitir aproximações não desejadas do local...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Vistas (IV)

  Se vi uma galinha num telhado ao nascer do dia certamente não me surpreendeu ver um cão, também num telhado ao entardecer... Afinal estamos no hemisfério do lado de baixo portanto as coisas não estão de pernas para o ar mas são, seguramente, diferentes das do lado de cima...


sábado, 15 de novembro de 2014

A C., o marido e a outra....

    A C. caiu e tem  dores nas costas . A M diz-lhe que deve pedir ao marido para lhe fazer uma massagem nas costas com uma pomada para as dores musculares. Ela responde cabisbaixa que não pode ser porque o marido está com a outra... perante o nosso ar de surpresa conta-nos a sua história:

  Há seis anos sofreu um aborto e esteve internada 2 meses (??)... O marido pensando que ela ia morrer arranjou outra mulher... Como ela sobreviveu ficou com as duas. Passa uma semana numa casa e a seguinte na outra e assim vão vivendo alternadamente... Está com ele desde os 18 anos ( tem agora 44), têm 6 filhos em comum ( o mais velho tem 26 e o mais novo 9) e ele disse-lhe que apesar da nova mulher ( com quem entretanto já teve 2 filhos) nada lhe faltaria nem aos filhos....e tem cumprido e lá vão vivendo assim.


  Tentamos dar-lhe um pouco da nossa "filosofia progressista"  (  essencialmente  dizemos-lhe para o por a andar), ela baixa a cabeça e tristemente diz : " Não posso...não posso. E os filhos ficavam sem o pai?? e eu também gosto dele".

  Aqui, apesar de não existir (oficialmente) a poligamia é uma prática comum...

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pescador??

  Na marginal uns pequenos  posters publicitam a Feira do Pescador, que ocorreu  uns meses atrás em Luanda....  No poster existe uma   foto do grande líder em destaque....Será o santo patrono da profissão?






quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Proibições

     Na rua e ao pé da porta do alto magistrado, rapazes lavam os vários carros  ( Jipes grandes de cor e vidros pretos)  estacionados... Pergunto ao A (motorista) " então não é proibido lavar os carros na rua?". Dá uma risada e responde que sim que é proibido... mas não para todos... 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Passeios

     Andar na baixa da cidade ao sábado é ver um reboliço de gente.
  Andar na baixa ao domingo é ver a tristeza da paisagem.... As ruas esburacadas, a pobreza sentada pelos cantos, os seguranças  nos seus turnos de 24 horas literalmente a dormir em pé ou sentados, velhos edifícios dos anos 50 e 60 a necessitar urgentemente de obras e edifícios antigos recuperados, limpos e claro... sedes de organismos do governo.

  Alguns  desses casos são o Palácio D. Ana Joaquina (uma casa senhorial do século XVIII que funciona, actualmente,  como tribunal), o edifício do banco nacional de Angola ( de 1955) e o Ministério das relações exteriores  (que também deve ser mais ou menos da mesma altura)... Ora.... muito difíceis de fotografar ou visitar visto que não é visto com bons olhos por estes lados tirar fotos às propriedades do governo...

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Olhos que não veem ...coração que sente

  Vou com a M a um supermercado. À porta 3 seguranças tentam agarrar e algemar 2 miúdos ( com talvez 12 e 15 anos e provavelmente por roubos). Eles tentam fugir e o mais novo grita e chora. Os seguranças empurram-no para o chão e começam a bater-lhe. Ele chora e grita ainda mais. A M diz-me repetidamente  "Não olhes! não olhes!"
  Eu continuo a olhar... Mesmo que não o tivesse feito continuaria a ouvir... e continuaria a acontecer...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pescadores


  No mesmo mar onde  os grande navios esperam a sua vez para entrar no porto de Luanda, um pequeno bote movido com uma vara e  com 2 homens pesca pacificamente.
 
 


domingo, 9 de novembro de 2014

Os meus outros vizinhos da frente (II)

  Às 7:00 da manhã já o meu vizinho da frente está no seu posto: sentado com a cuca ao lado.


sábado, 8 de novembro de 2014

Gradeamentos

   Por todo o lado se vê grades....onde haja algo que valha algum dinheiro existem grades para o proteger...

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coisas deste hemisfério...

    O governo faz, de vez em quando, campanhas extraordinárias de vacinação... os técnicos de saúde vão às escolas, musseques etc etc e vacinam todas as crianças que lá estão. E como sabem as que já foram vacinadas e as que não foram? Fazem um pequeno circulo na unha do dedo mindinho da mão direita da criança com uma caneta permanente (?).



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

As coisas que eu vou aprendendo ( IV)

  Vejo o chão molhado pela manhã e pergunto ao A. ( motorista):  " Choveu? ", responde " Não. Serenou", Pergunto de novo : " Mas choveu?". Responde ( outra vez) :  " Não, serenou!". Digo-lhe que não percebo e pergunto o que está a dizer, responde que choveu muito pouquinho....
  resultado... afinal parece que não choveu... só serenou!
 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O homem e o cão ( II)...

  Ei-lo à espera que o dono lhe abra o portão para ambos se ignorarem mutuamente, como de costume... À mesma hora e todos os dias

O cão  deitado ao lado do portão

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Vistas (III)

Às 5:20 da manhã, olho pela janela e vejo uma galinha num telhado de um primeiro andar. Pois... aquele ponto preto no meio do telhado é uma galinha....





A fotografia está manhosa..... mas eram 5:20 da manhã e eu ainda estava meio a dormir....

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Anibal vai-se roer de inveja (II)....

  Onde antes estavam afixadas  fotografias de vários períodos da vida do grande líder , encontram-se agora uma outras...

  Estas referem-se às grandiosas ( a expressão não é minha) FA Angolanas.... E claro... o comandante supremo lá continua.



domingo, 2 de novembro de 2014

As coisas que me ocorrem....

  No sábado ( ontem) depois de uma reunião fui almoçar com a M. No restaurante estava uma senhora Angolana (negra) com uns fartos cabelos loiros..... Não sei porquê mas lembrei-me disto.... :)

https://www.youtube.com/watch?v=kIqwYJrhY3I&feature=player_embedded

sábado, 1 de novembro de 2014

Escuridão

     Esta semana que passou foi recheada de cortes de eletricidade em muitas zonas da cidades e arredores. Supostamente uma subestação que avariou.
 
    Numa dessas manhãs às escuras ( ou a gerador consoante os rendimentos....) a C. dizia-me que tinha saído de casa à hora habitual mas numa completa escuridão ( cerca das 5.00) e que enquanto descia a estrada cheia de medo dos "bandidos" ( assaltantes) para ir apanhar o "táxi" ( candongueiro) ia rezando e apelando a todos os santos que conhecia para a protegerem e consegui-lo fazer em segurança.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Devaneios

  Fico a saber pelo Google maps que demoraria 1639 horas e que seriam 8254 km se resolvesse ir a pé para casa...
 
 
 

 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Horas...

  No meio da falta de luz e inicio de semana nem me lembrei que na pátria mãe a hora tinha mudado no domingo: O hemisfério Norte vive o Outono e Portugal entrou na hora de Inverno enquanto por estes lados as temperaturas vão subindo e a quantidades de  mosquitos também.

  Ora o meu Pc ainda pensa que está na Tuga land...No ambiente de trabalho tenho uma mini aplicação com o estado do tempo e temperaturas de Lisboa e ... um relógio com as horas.... que claro, atrasou 1 hora automaticamente na madrugada de domingo...

  O resultado é que  ( à noite e em casa)  ando sempre meio confusa com as horas.... até porque na tv os programas que costumo ver ( telejornal Sic, e uma ou outra série do axn e fox) seguem o fuso horário do hemisfério norte....

  Aqui as horas são algo meio relativo...dada que a pontualidade não é algo para levar muito a sério e ditas de forma meio diferente: são sempre ditas "em modo" 24 horas com os minutos que já passaram da hora, como 20:30 ou 20:45. Se dissermos que são oito e meia ou que faltam 45 minutos para as nove, a maior parte das pessoas ( locais) não percebe e fica a olhar para nós. A meia noite é dita como sendo 0:00 horas.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

terça-feira, 28 de outubro de 2014

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

(Sem) Luz (III)

 24 horas sem luz...... Da 1 da manhã de domingo até às 2:00 da manhã de segunda feira... Nem a minha vizinha do lado ( angolana de gema) se lembra de tal martírio....

sábado, 25 de outubro de 2014

Estatísticas (II)

Então são 1537 visitas distribuídas assim:

Portugal

728
Estados Unidos

479
Alemanha

138
Rússia

44
Ucrânia

32
Polônia

30
Angola

19
Austrália

18
Reino Unido

17
França
9
 

 
 
E continuamos sem comentários....

( Da Ucrânia? Alemanha? Rússia? Estados Unidos? Polónia?... a sério??)
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Esta terra ( afinal não) é um imenso Portugal.....

"Esta terra é um imenso Portugal.....

   Esta terra é verdadeiramente o exemplo de como não ir a lado nenhum...

  Um pais cheio de recursos naturais e paisagens lindíssimas e com um futuro hipotecado...

  Para começar a educação... fraquíssima.. A formação dos professores é uma anedota, anda ao nível do 12ºano... a maior parte das pessoas da minha idade e mais velhas (que cresceram com o colonialismo e depois a guerra) não sabe ler e escrever...

  A saúde?..... não há.... ou o que há é .....enfim (salvam-se as clínicas Privadas... para quem pode lá ir.. ou para quem tem seguro como é o caso dos estrangeiros, moi incluída)

  Estou farta de dizer que quero dar umas palavrinhas ao Zé Eduardo (Santos)...mas ainda ninguém mo apresentou...

  A informação ( Telejornais) angolana é de bradar aos céus.... O Z.P. diz (inocentemente) que são muito positivos.... Eu vejo uma propaganda governamental óbvia e descarada.. parece um tempo de antena permanente!"
( Escrevi  e publiquei isto a 19/3 aquando da minha primeira passagem por aqui... agora não diria o mesmo... esta terra não é um imenso Portugal.... Na pátria mãe os direitos são exigidos porque foram   adquiridos (se são merecidos ou não, isso não é muito importante)........ aqui os direitos não existem.. ou melhor: existem para  quem os possa comprar....   

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

À RTP África, RTP Internacional e RTP Informação

   Porquê 3 canais  se  dão todos o mesmo em simultâneo ou quando não o fazem, a programação não interessa a ninguém?

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

À SIC

Querida Sic internacional:

   Sim, estamos longe. Mas isso não significa que a saudade nos tenha toldado a inteligência e que estejamos dispostos a ver tudo..... Sejam lá mais seletivos naquilo que escolhem para os Tugas do mundo verem...

Cumprimentos


( E o vídeo musical a meio do telejornal das 20:00 não tem lá muita graça...)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

As coisas que eu vou aprendendo ( III)

  Levo roupa para a lavandaria. Vejo um alguidar vermelho com roupa suja e pergunto à Ma. se a posso pôr lá: " Ma, posso colocar esta roupa para lavar no alguidar vermelho?" Ela olha para mim como se eu tivesse dito algo noutra língua e responde : " Ponha na bacia", Pergunto " No alguidar?". Perante o ar confuso dela pego no alguidar e pergunto : " Ma., como chama isto?", responde-me que é uma bacia... ok, coloco a roupa no meu alguidar que para ela é uma bacia e sigo...

domingo, 19 de outubro de 2014

Cães e gatos

     Ainda a propósito do homem e do cão... É raro ver pessoas, por aqui, a passear cães... Acho que só vi uma vez um cão com trela a passear com o seu dono.
 
   Existem imensos cães vadios  com um aspeto absolutamente miserável : magros, com mazelas e sempre a rondar os  lixos à procura de comida.
 
   Também se veem muitos gatos, mas com esses a conversa é outra.... São absolutamente bravios, andam nos telhados e tem melhor aspeto ( mais nutridos) que os cães. Também, tem mais alimentos. Além do lixo tem outros pequenos petiscos: pássaros, baratas ( que terão, em proporção, o tamanho de um croquete), ratos etc etc.  Duvido que comam as ratazanas... porque o tamanho entre ambos não será muito diferente...
 
 

sábado, 18 de outubro de 2014

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O homem e o cão...

  Todas as manhãs no meu primeiro cigarro à janela assisto a isto: O cão do lado de fora do portão, o dono vai abrir o portão, o cão entra a correr em casa, o dono entra a seguir.
   Já vi o dono ir abrir o portão para o cão sair, já vi o dono entrar e deixar a porta entreaberta porque o cão não entrou logo.
    O que nunca vi foi qualquer tipo de contacto entre eles.... Tudo isto se passa sem que o homem olhe/fale/faça festas ao cão e o oposto também.... Pura e simplesmente ignoram-se um ao outro... sempre!
 
 
Cão do lado de fora à espera

Dono a abrir o portão

Dono a voltar depois do cão ter passado a correr
 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Internet....

  Ontem a partir das 19:00 fiquei sem internet.
  Enviei sms à família a dizer que estava tudo bem e num momento de saudades telefonei ao L.... 16 míseros segundos custaram 2,50 €...

  

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Medos..

     Muito perto do trabalho fica a casa de um alto magistrado do poder judicial local.... A casa ( uma vivenda) tem muros altos, câmaras de vigilância, policias e guarda costas.
  Cada vez que o Sr.º sai à rua é um espetáculo:  Carros e motas com batedores da policia, guarda costas,  grandes carros pretos e de vidros fumados. O portão abre-se e um dos carros entra, o portão fecha e quando volta a abrir  saí o carro  já com   o Sr.º no seu interior.
 
    Eu e o motorista observamos ao longe. " Este só lá vai picar o cartão e vem-se embora", diz-me ele. Começamos a conversar e acaba por me dizer que "os generais são Deus e ninguém lhes toca". Tal qual como com o motorista da M. pergunto-lhe porque não refilam as pessoas... a resposta foi igual... " temos medo".
 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O Ambrósio já era... Viva o Horácio!

  Se no hemisfério Norte era o Ambrósio por aqui será o Horácio... todos os santos  ( ou muitos dos )intervalos do Telejornal da SIC Internacional levo com isto......

http://youtu.be/bVHwOchEmTI

sábado, 11 de outubro de 2014

As coisas que eu vou aprendendo...

"Tudo depende do RAL*".... (  termo técnico adaptado e usado à/na realidade local..)
  
* "RAL é um sistema de definição de cores desenvolvido originalmente em 1927 na Alemanha a partir de uma tabela de 40 tonalidades". in Wikipédia

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Caracterizações ( Conclusão)

  Transcrevi do livro " À descoberta de Angola" algumas caracterizações de algumas personagens locais com que, também eu, já me cruzei...
 
   Candongueiros ( motoristas e cobradores) : apesar de nunca ter andado em nenhum, os meus passeios a pé na baixa e percursos de carro pela cidade já me fizeram assistir a algumas cenas e perceber o seu tipo de condução....
 
   Zungueiras: também eu fico abismada com a capacidade destas mulheres transportarem um verdadeiro mundo na cabeça e o futuro ( crianças) às costas... e pergunto-me, também, quanto conseguirão fazer por dia com as suas vendas...
 
   Vendedores ambulantes: já por aqui tinha falado de tudo o que já vi ser vendido na rua... de inicio ficava tão fascinada a olhar que vinham ter comigo ( pensando estar interessada) e eu passava a vida a abanar a cabeça e a dizer não, obrigada.
 
  Policias: .....pois...acho que também já falei disso....
 
 Louco: O fim de semana passado, no separador central da Via Expresso passeava um homem completamente nu, entre a indiferença dos carros...
  
  Lavadores de carros: bem.... existem montes deles... supostamente é proibido lavar carros na via pública. Mas consoante a cor de pele, consoante a atitude da polícia... Dizem que os carros dos "caras pálidas" chegam a serem multados por leves indícios de lavagem, como pneus molhados ou leves gotas no capot....
 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Caracterizações ( V)

" O polícia

  Mais cedo ou mais tarde, será confrontado com a polícia angolana. Como turista, os momentos em que é mais provável ser-se confrontado com a polícia é no trânsito, se cometer alguma infração ( real ou não), numa operação stop, ou se estiver a fotografar. É provável que lhe peça uma  «gasosa» ou, mais recentemente um «um saldo» ( um carregamento do telemóvel, que custa 900 kwanzas). Geralmente é mais barato e cómodo pagar a «gasosa» ou o «saldo» do que a multa. Pode sempre insistir na sua razão, mas o tempo que vai perder e a energia que vai gastar podem não valer a pena.

O louco

  Não se espante se de repente vir um indivíduo todo nu a atravessar uma praça qualquer, a falar consigo mesmo ou a exclamar frases incoerentes, sem que ninguém lhe ligue. trata-se daquilo que se chama «os loucos» em Angola. são pessoas desenquadradas, geralmente sem abrigo, que vivem à margem da sociedade. As outras pessoas não se metem com os loucos e mantém distancia.

O lavador/arrumador/guardador de carros
 
  Ao estacionar, é normal que alguém o ajude e depois se proponha lavar e guardar o carro. A lavagem é relativamente barata, mas convém estabelecer o preço antes de concordar. Com a quantidade de poeira no ar, sobretudo no cacimbo, uma lavagem superficial pode ser muito útil. No que toca a guardar o carro, estes indivíduos não são tão eficazes e estão longe de ser uma garantia de não acontecer nada ao veículo."


in " À descoberta de Angola" - Joost De Raeymaeker

 


 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Caracterizações ( IV)

" O vendedor ambulante

    É o jovem que vende tudo e mais alguma coisa no meio das filas de trânsito da cidade ou em qualquer lugar onde os carros não conseguem andar com mais velocidade do que uma bicicleta. O vendedor ambulante resiste a tudo: chuvas torrenciais, sol abrasador, e, provavelmente, o pior de tudo: gases de escape durante a maior parte do dia.  alguns vendem «sumos e águas descartáveis» e cerveja, em enormes sacos de plástico transparentes de gelo. Ganham umas pequenas quantidades de Kwanzas por cada bebida vendida, e por isso é raro vê-los a beberem aquilo que vendem, mesmo nos dias mais quentes. Outros vendem todos os artigos imaginários, desde pentes e carregadores de telemóveis até quadros da Mona Lisa e armários inteiros. Pode não encontrar aquilo de que está à procura num determinado dia, mas seja qual for a sua necessidade há de aparecer à venda nas ruas das cidades angolanas."

 
in " À descoberta de Angola" - Joost De Raeymaeker
 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Urgências

  A C andava às uns dias com dores no abdómen. Na 2ª feira saímos do trabalho com a M, e no meio de um trânsito diabólico a C. começou a sentir-se mal....  Estar com alguém que não está bem, paradas num trânsito sem hipóteses de nos movermos rapidamente é uma situação quase desesperante... Ligar os 4 piscas e pedir prioridade é algo impensável aqui.
 
   Decidimos ir à Clinica SE que (supostamente) é uma das melhores e mais bem equipadas de Luanda... O edifício e as urgências fazem lembrar as escolas secundárias Portuguesas ( pelo tipo de construção e de organização)... a urgência é num pavilhão, o RX noutro, etc etc .... 
 
  Os procedimentos também são curiosos... paga-se ( num pavilhão) e vai-se à urgência ( noutro). O médico da urgência pede análises e radiografia. ( volta-se ao primeiro pavilhão e paga-se os exames) e vamos para o pavilhão das RM e RX e por aí fora.... Não se faz exame/consulta sem ser com pré-pagamento.
 
  A C acabou por ficar em observação numa sala tipo enfermaria e com direito a visitas desde que uma de cada vez... apesar das camas e equipamentos terem um ar relativamente moderno no ar pairava um ligeiro cheiro a urina... A médica angolana foi extremamente simpática.... mas talvez tenha sido pelo facto de ter 5 tugas ( tipo famílias ciganas) a rondar as urgências e a querer visitar a C....
 
   A C. teve alta e ainda trouxe uma pulga de bónus...

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Caracterizações (III)

" A zungueira ou quitandeira
 
  É a mulher que anda pelas ruas com um cesto na cabeça e geralmente com uma criança às costas, envolta num pano. O tamanho e o peso do cesto desafiam as leis da física e da resistência humana. As mulheres vendem peixe, fruta, livros, jornais, bolachas, resumidamente tudo o que se pode vender e transportar num cesto. As zungueiras ambulantes gritam pelo nome daquilo que vendem. « é peixe, é peixe, é peixé» é um dos gritos mais ouvidos. frequentemente as vogais são transformadas em «é» por permitir um som um pouco mais estridente. « Quérépéé» é carapau. O grito é outro, o peixe é o mesmo. Muitas também estão sentadas à entrada dos supermercados, ou em certos pontos das cidade, como nas arcadas da marginal de Luanda. Zungar é um verbo. «A mana Zita zunga ginguba» quer dizer que a Zita vende amendoim."

in " À descoberta de Angola" - Joost De Raeymaeker
 

domingo, 5 de outubro de 2014

Caracterizações (II)

" O cobrador do candongueiro
 

  É a figura que grita o nome do destino do candogueiro em  alta voz. « Congolenses praça, Congolenses praça», «Mutamba, Mutamba» ou «aeroporto, aeroporto» devem ser palavras que continuam a sair da boca desses indivíduos, mesmo durante o sono. Normalmente têm um maço de notas, bem ordenadas por valor, dobrado a meio ao longo da nota, entre o indicador e o anelar, passando por baixo do dedo do meio. Estas figuras estão habituadas a ficar em posições de fazer inveja a muito contorcionistas entre a porta, as imbambas e os joelhos dos passageiros. São geralmente muito bem-dispostos e energéticos, mas a boa disposição pode muito rapidamente dar lugar a ameaças e gritos se um passageiro se recusa a pagar ou não tem dinheiro. Felizmente, a má disposição nunca dura muito. Instantes depois, o cobrador já está a rir-se ou a contar uma história qualquer (desde que o volume do som o permita). Geralmente também não é boa ideia chamar um candongueiro por esse nome. Nem o motorista nem o cobrador gostam. Preferem a palavra «táxi», mas pode dizer Hiace."

in " À descoberta de Angola" - Joost De Raeymaeker

 

sábado, 4 de outubro de 2014

Seguranças (?)....

  O motorista liga-me às 6.30 da manhã a dizer que estão todos à porta e que o segurança não aparece. Já chamaram e gritaram, os vizinhos já vieram à janela queixar-se e nada... " ele está a dormir lá dentro" diz-me o motorista, ou morreu penso eu....se não deu pelo barulho ( gritos)  de 3 pessoas.
 
   Muitos minutos depois (e  telefonemas para vários sítios)  fico a saber que parece que estava mesmo a dormir mas que já acordou. A P. diz-me que lhe devo pedir a identificação para que seja feita queixa à empresa de segurança. 
 
  Quando lá chego, fico ligeiramente irritada porque o vejo descontraído e feliz... chamo-o e peço-lhe a identificação. Começa por negar e dá uma série de explicações para o acontecido. Fala um pouco agressivamente. O motorista ao meu lado  "defende-me" explicando que estou só a cumprir ordens .... acaba quase a implorar ( chorar). Digo-lhe que compreendo as queixas dele, mas que tem que ser responsável e fazer a sua função.  Se tem queixas deve fazê-las à empresa de segurança mas que deve também ser honesto e  assumir o seu erro...
 
   Seguranças são personagens comuns por aqui. Quase todas as lojas, empresas, bancos etc os têm... Muitos são muito magros e fracas figuras... a maior parte parece estar num mundo zen e quase a dormir em pé (ou sentados)... alguns tem metralhadoras e um ar meio alucinado....O porquê disto é simples: Os coitados fazem turnos de 24 horas!!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Caracterizações

" O motorista do candongueiro"

   É  fácil detetar esta personagem em qualquer parte de Angola. As carrinhas Toyota Hiace, pintadas de azul e branco, são omnipresentes. O motorista de candongueiro tem uma expressão facial praticamente imutável face a qualquer acontecimento. O stress do trânsito de Luanda e os buracos do tamanho de um carro em algumas estradas na província não lhe afetam minimamente a calma.
  As regras de trânsito são para os outros, e não é em vão que se diz em Angola que só bate num candongueiro quem quer. Eles é que não param. É a nós que compete decidir se queremos amolgar o carro ou ser atropelados. A maior parte dos motoristas de candongueiro gosta de pôr a música muito alto. Geralmente só baixam o som para atenderem uma chamada, para se rirem de uma história de um passageiro ou para darem ou receberem instruções do cobrador."

in " À descoberta de Angola" - Joost De Raeymaeker

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Recreios...

Crianças a brincar numa placa com a altura de um 1º andar e com vários ferros ....

terça-feira, 30 de setembro de 2014

25%?...

    O S. ( motorista da M.) diz-nos  que os combustíveis subiram 25%.... e que agora tudo vai aumentar, nomeadamente os candongueiros. A M. responde-lhe que o povo devia manifestar-se e ele sorri, baixa os olhos e diz que não dá...  Começamos a "picá-lo" e acaba por confessar que as pessoas tem medo e que  uns 2 meses atrás "desapareceram" dois homens que incitavam o povo a manifestar-se e  protestar...

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

domingo, 28 de setembro de 2014

FENACULT 2014

     Domingo passado visitei uma exposição de pintura  e escultura ( FENACULT 2014) na marginal de Luanda.... claro que não podia faltar o Pai Grande...



sábado, 27 de setembro de 2014

Alucinações (III)


Resolvo comprar o jornal Sol versão Angola.... 39 páginas, uma revista...500 Kwz ( 3,99 €)...




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Luz

     6ª feira...chego a casa e pela escuridão do prédio e o barulho de fundo  ( geradores) percebo que não  há luz.... verifico os alimentos no congelador e percebo que já deve ter faltado há muitas horas....
amigo gerador, vamos a isso!
  
 
(Sim, sim.... continuem a construir desalmadamente prédios altíssimos e não cuidem das infraestruturas que não é preciso!! São 22:30 e continuo a gerador...)