sexta-feira, 6 de março de 2015

Faz hoje um ano...

         Faz hoje um ano que aterrei pela primeira vez em Luanda...
 
    Nas primeiras semanas que aqui andei, a M. ( a morar cá desde 2008), ia-me desfiando o rosário* e eu ria-me e dizia que não me importava. Ao contrário dela que já sentia o peso de vários anos aqui, eu ainda estava na fase fresca ou pitoresca como eu lhe  chamava.
    Um ano depois continuo a gostar disto... Apesar do lixo e falta de civismo ainda me continuarem a chocar.... Apesar da degradação dos edifícios antigos e da construção desenfreada de novos (altíssimos e absolutamente desenquadrados) e.... principalmente apesar das desigualdades sociais e económicas....
 
  Não me choca a pobreza e os musseques... choca-me ver um partido a desviar milhões e a gastá-lo ostensivamente com obras megalómanas e desnecessárias e em proveito próprio, hipotecando completamente o futuro de um povo**.
 
* Expressão popular que significa : fazer um rol de reclamações; queixar-se longamente
 
** provavelmente isto também se adequaria à Tuga Land... entre estádios, aeroportos, autoestradas e TGV´s....mas lá as condições de vida não são tão desiguais e injustas como por cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário