quinta-feira, 13 de março de 2014

8 dias...

   Os dias correm depressa... Faz hoje 8 dias que cheguei
 
   Este é um pais riquíssimo mas atrasadíssimo... tudo funciona com dinheiro e subornos...........

   Policias e segurança: 
   Os policias a  partir de dia 10 (já gastaram os ordenados) desatam na caça à multa..... que esquecem se lhes for oferecido  " gasosa" ( dinheiro). Eles mandam parar dizem a infracção, pedem a carta, dizem o valor da multa e ficam à espera.... as palavras chave são dizer-lhes " como podemos resolver isto, sr agente?"....Enfim.....  ( A M. foi multada ontem e hoje... ou melhor ia sendo porque usou as palavras mágicas....)

  Depois há os chamados ninjas ( são a brigada de intervenção rápida).....todos vestidos de preto de pistola e metralhadora...parecem comandos .... e são verdadeiramente assustadores.
  
 As ruas são seguras desde que não se arrisque idas a zonas problemáticas e se evite andar sozinho de noite.
  
 Sinceramente....tenho mais medo dos policias.... e das esquadras.... É só corrupção e prepotência.

   A cidade:
   Luanda é uma cidade bipolar.... Existem:
 
- Grandes edifícios altos e novos e montes de outros a nascer... Só se vê  gruas..

 -Edifícios antigos ( do tempo colonial e tipo os da av. Roma em Lx) muito degradados por fora e zonas comuns ( escadas e patamares, elevadores que não funcionam) e maravilhosos nos apartamentos ( casas amplas, com grandes janelas e com várias casas de banho).... A casa onde eu estou é um caso desses..... por fora mete medo...a casa é um espectáculo: 2 quartos, cozinha, sala grande, 2 casas de banho, despensa.

-  Os Musseques... que basicamente são tipo barracas, embora algumas sejam construídas com tijolo cinzento, sem água  e esgotos e com puxadas de luz clandestina onde moram todos os pobres coitados....

- Algumas zonas com vivendas ( também do tempo da outra Srª).

   Agora isto tudo misturado.... musseque ao lado de prédios e depois um terreno baldio etc etc..

   Depois há o problema do lixo.....caixotes e  recolha   quase que não há e educação cívica também não..... 

   Mas  mesmo assim é fácil gostar disto  (excepto dos policias!!!!)....... Os rapazes ( dos musseques e que andam na rua a pedir ou vender coisas) tratam-nos por " Madrinhá"  ou " Mana" e se lhes dermos kwanzas são capazes de nos levar às cavalitas...

  O trabalho corre bem mas devagar..... eu e a M. andamos nos ministérios e delegações a tratar da legalização e alvará....e é tudo muito lento....mas mesmo MUITO lento. Portugal aqui é um exemplo de eficácia, sem burocracias e rapidez!!!

   Já tenho conta bancária .... Supostamente não poderia ter.. Só com visto de trabalho que ainda não tenho...mas estamos em Angola e tudo é possível! Não, não foi suborno...foi só uma cunha.

  Amanhã falo dos "Candongueiros" e da minha experiência nos arredores de Luanda quando vim do Cacuaco ( casa da irmã do  L.) na 2º de manhã....

 Continuo com a Pen..

Sem comentários:

Enviar um comentário