quinta-feira, 20 de março de 2014

Staff...


   Ma.: É a empregada. 35 anos ( que parecem muito menos), baixinha, 4 filhos, alegre e faladora. Diz-me sempre "Bom dia, senhora" e depois trata-me ( como é costume aqui) por tu. Já faço parte das "patroas favoritas" dela porque....
   Numa das 1ªs manhã aqui em casa e farta de esperar pelo motorista pergunto-lhe " Ma., qual é o caminho para ir para o escritório?"... Pergunta ela muito admirada: " Tu quere ir a pé?"
  Este fim de semana fiquei em casa... e para passar o tempo toca de lavar/passar etc etc... 2ª feira não a vi, porque  saí mais cedo. Na 3ª feira diz-me ela " tu foste falada em todo o lado.. nunca vi... roupa lavada, passada, cama feito de lavado, lixo despejado....nunca vi.. eu contei pra minha família toda". Combinámos que ela trataria do chão, pó, vidros e casa de banho e eu do resto.. Ah e pode ver TV...desde que não se esqueça de desligar a ficha quando sair. Forever friends! ( Aqui é hábito além de tudo da casa e roupa terem que deixar o jantar feito.... muitas vezes quando chegam de manhã ainda tem que levantar a mesa do jantar do dia anterior....)

  Mo.: Tem 48 anos, calado ( cresceu com a guerra), pai de filhos e muito eficiente. É o motorista de várias pessoas... o que com o trânsito daqui é muito complicado....... Eu percebi o stress dele quando me vinha buscar atrasado..e ele também deve ter percebido o meu. Ao terceiro dia pedi-lhe que me ensinasse o percurso a pé. O que fez ( com alívio) e muita paciência. combinámos que só me viria buscar quando chovesse. Best Friends too!

  E é assim a vida de uma expatriada na terra do Zé Eduardo!

Sem comentários:

Enviar um comentário