quarta-feira, 30 de abril de 2014

O meu dealer

É simpático: está sempre bem disposto...
 
É atencioso : Tenta sempre vender, mesmo que lho tenha comprado no dia anterior...
 
É inventivo e empreendedor: Nunca pede o mesmo preço...
 
É optimista: Acha sempre que eu lhe vou pagar o que ele me pede....
 
É educado: Reage aos meus regateios com um sorriso...
 
Tem sentido de marketing: O cliente tem sempre razão...
 
É eficiente: Dá o nº de tm aos clientes para as encomendas e faz entregas no local de trabalho....
 
É curioso e tem aspirações: Anda a ler com afinco um "Curso Básico de Inglês" há uns tempos...
 
 
O meu dealer vende-me um pack de 10 maços de Marlboro por 1500 Kwanzas... o  sorriso é oferta!!

terça-feira, 29 de abril de 2014

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Souvenirs

A coisa ontem lá estabilizou e a chuva acalmou e a luz aguentou-se.
 
  Hoje de manhã quando ia para o escritório e a tentar pensar em algo para  levar à família...
 
 ( a minha volta está dependente da entrega do passaporte, que está na DEFA -o SEF de cá- e que mo deviam ter dado hoje. Entreguei aquando da por rogação do visto)
 
  Bem várias hipóteses.... artesanato local...não que eu seja grande fã da arte Africana, mas seria uma recordação... Mas compro mesmo onde?? Não há! É mais fácil comprar uma girafa,  pulseira ou outro recuerdo qualquer esculpido em madeira e vendido por Africanos nas praias da Costa da Caparica ou em determinadas ruas de Lisboa do que aqui!! 
  Lagostas? Pois em Cabo Ledo existem pescadores que as vendem na praia... Mas a viagem de avião seria traumática para elas e para mim...
 
   E depois passou por mim um vendedor de sapatos...de um determinado tipo de sapatos que os homens de cá adoram!!!!!  Bem... bicudos e de preferência de verniz!!!  E como elas adoram perucas e também são vendidas na rua tenho o meu problema duplamente resolvido!!!!
 
  Já vos tinha falado dos cabelos das Angolanas, ou melhor dos postiços das Angolanas. A obsessão deles pelos sapatos deve andar próxima.... Os sapatos brilham!! Existem montes de engraxadores na rua e estão sempre a atender alguém e com uma fila à espera. Como as ruas estão muito sujas, tem areias e lixo mantê-los limpos é uma tarefa complicada. Então quando não há ou não conseguiram ir ao engraxador e ao entrar num edifício ( bancos, consultórios médicos etc) sacam do lencinho ou guardanapo e toca a limpar e recuperar o brilho dos ditos cujos! Este foi o único lugar onde vi um engraxador a engraxar...uns ténis!

domingo, 27 de abril de 2014

Aventuras sem luz contadas à família

Parte I ( 17:00)

Olá   
   Desde as 8:00 da manhã que não há luz. Passei a manhã toda a gerador e desliguei-o às 13:15 para poupar*.
   Estive a trabalhar no Pc com a bateria. Mas como, entretanto;  acabou ( a bateria) tive que o  ligar novamente e de caminho tomei já banho ( pois.... No ligth...no water...) para despachar o assunto. Quando o pc carregar vou desliga-lo novamente e só volto a ligar quando anoitecer... Isto claro se a luz não voltar entretanto.

  Isto hoje por estes lados parece uma convenção de tratores.... é só geradores a funcionar!

Portanto se não der noticias logo, não se preocupem porque estou bem... Bem, mas claro.... às escuras!
Bjs
 
* Percebo pouco do assunto: sei que trabalham a diesel e que tem uma autonomia de cerca de 24 horas.... como já o liguei diversas vezes desconheço quanto tempo poderá ainda durar. E o essencial** mesmo é ter luz à noite.

**Bem... essencial, essencial não é....mas é conveniente!
Parte  II ( 20:30)
 
Olá gente do mundo normal


  Resumo da coisa..... Às 19:30 começou a chover desalmadamente... e milagre: A luz voltou! Toca a desligar o tractor ( blá blá desliga chave blá blá inversão de corrente)....
  20 minutos depois.... puf, o mundo ficou escuro....  E lá vai o blá blá do costume para ligar a coisa.
  10 minutos depois.... volta a luz, faz-se a operação do costume, e até ver tem-se mantido.....
 
  Chovendo bastante...  quer dizer que amanhã estará tudo muito sujo...seco mas sujo!
  Aqui, por causa do calor, as coisas secam num instante mas como são sempre chuvas muito fortes arrastam muito lixo ( que está espalhado por todo o lado)......


Bjs grandes e..... Iluminados!
 
 

sábado, 26 de abril de 2014

A rua

A net hoje está leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenta. Adicionar coisas ao blogue ou à pagina de facebook é uma aventura! Aliás é quase impossível pois demora tanto que acaba por dar erro.

  Hoje quando fui às compras de manhã, e como já está menos calor, resolvi dar uma volta pela baixa ( que é aqui muito perto)...

 Que confusão....Um mar de gente às compras, a vender coisas e claro os candongueiros... param nas esquinas aos gritos a dizer  para onde vão e pobres passageiros..... primeiro aquilo só arranca quando está cheio ou quase  ( portanto não há horários) e depois os motoristas disputam os passageiros entre si: Hoje assisti a uma cena em que uma pobre coitada ia sendo dividida ao meio por 2 que insistiam em levá-la e a puxavam para lados opostos ( cada um para a sua carrinha). Venceu o espertalhão que lhe tirou o alguidar da cabeça e o enfiou na carrinha.. claro que ela foi atrás do alguidar!
  Até nisso o Lobito leva vantagem: Criaram um sistema de "candongueiros com regras": Existem horários, paragens assinaladas, percursos estabelecidos, as carrinha são melhores, Tem um placard a indicar para onde vão ( em vez de o gritarem desalmadamente) o preço é metade do de cá.

  Andar na rua até é relativamente pacífico....Desde que cheguei que já fui milhentas de vezes abordada por vendedores e por rapazes/homens jovens a pedir ( Madrinhá, ajuda), mas sem problemas. Só uma vez é que um ( como eu o ignorei) veio atrás de mim e quando o olhei ele disse-me com ar de gozo  "não tenhas medo que eu não te faço mal... dá-me um cigarro" eu respondi-lhe no mesmo tom " Eu não tenho medo" e dei-lhe dois cigarros...pareceu surpreendido e não disse mais nada.

E é tudo deste mundo de cá!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

As coisas que eu já vi a serem vendidas na rua por vendedores (parte 2)




-Caixões;
- Perucas;
- Pens;
- Papel higiénico;
- Lenços de papel;
- Guardanapos de papel;
- Óculos de sol;
- Óculos graduados;
- Sapatos/Chinelos;
- Fatos para homem;
- Mapas ( de Luanda, de Angola e do mundo);


Continua....

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Geradores...

Cá vamos indo.. eu e os Mangwolés ( expressão angolana para os naturais de.. Angola)
 
  Continuo ainda sem saber a data de ida mas será num futuro próximo
 
  As obras no Centro Infantil parece que estão quase nos "finalmentes" e poderemos começar a marcar as vistorias.
  Na 2ª feira passada perto das 22:00 começou a chover torrencialmente e a trovejar. Logo a seguir a luz foi à vida e nem me dei ao trabalho de ligar o gerador e fui directa para a cama depois de ter lavado os dentes com água  engarrafada...Aqui quando falta a luz também não há água. Ainda não percebi muito bem mas envolve uma bomba eléctrica que puxa a água ( amarela)da rede pública.
  É comum a luz faltar e a maior parte   (  que tem dinheiro para os comprar e manter ...) das pessoas tem um. O meu ( e  o de outros vizinhos) está no terraço. Mas no meu andar  do outro lado  ( eu  e a casa do lado estamos no esq. e eles  no dto) está no patamar.... quando o ligam parece que tenho um tractor dentro de casa.

  Quando vim para aqui o D.  explicou-me como funcionava. Mas eu estava tão cansada que só ouvi blá blá chave blá blá blá inversor de corrente blá blá blá interruptor........... E depois rezei secretamente para a luz não faltar.  Durante umas semanas as minhas preces foram ouvidas. Mas há cerca de 3 semanas que a luz falta com alguma frequência. A primeira vez que aconteceu sentei-me no sofá em meditação à espera que voltasse. Como não vinha e o dia estava a acabar.. tive que me fazer à vida e blá blá pôr o bicho a funcionar. Que verdade  seja dita só consegui à terceira.. Agora já é quase rotina.

terça-feira, 22 de abril de 2014

1000 Kms

Eu cá estou.. CANSADA! Foram 3 dias ( 6º, sábado e domingo) em que andámos mais de 1000 Kms e nem sequer fomos da fronteira Norte à do Sul... Isto é enorme.

  Saindo de Luanda ( e arredores) o ambiente é completamente diferente: Estive em Porto Aboim, Lobito e Benguela, que são cidades mais pequenas mas também mais limpas e seguras do que aqui.
  Lobito e Benguela são das mais bonitas e bem conservadas. Encontram-se montes de casas e vivendas dos tempos coloniais arranjadas e chão com calçada Portuguesa!

  No meio disto tudo aldeias perdidas sem luz, água e esgotos com as casas típicas daqui: a palhota redonda feita de paus e terra/barro e telhado de palha.
Curiosamente acho que tem melhor  qualidade de vida do que o pessoal dos musseques daqui... Existe sempre terra cultivada, animais ( cabras, vacas, porcos e galinhas) e o mar ali perto....

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Continuando com paisagens

Quedas de Água da Binga, Rio Cuvo-Kueve,
 Kuanza Sul




Miúdos que fazem visitas guiadas
e guardam os carros


Vladimiro, 13 anos, guardador de quedas de água e de sonhos: "ando na escola e gosto. Ando na escola para ser doutor"










sábado, 19 de abril de 2014

Paisagens

Na Caota, a Sul de Benguela, já com a província do Namibe quase à vista...
A caminho da Caotinha
 
A paisagem a mudar

Na aldeia da Caotinha
junto ao mar

Peixe a secar na Caotinha



Habitante bem instalada
e à sombra na Caotinha

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Planos

Nos próximos 3 dias vou para Sul: ainda mais a Sul do que já estou...
 
A ideia é sair da província de Luanda, atravessar a de Kuanza Sul e ir até à de Benguela...

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Curiosidades...

Bem, isto ontem foi um completo dilúvio... Choveu torrencialmente quase uma hora e Luanda ficou um caos...

   Aqui quando chove de noite normalmente no dia a seguir todo o pessoal que mora nos musseques em redor da cidade não consegue vir trabalhar. Fica tudo inundado e cheio de lama e os candongueiros não conseguem lá chegar.... a Ma. hoje não apareceu.

  Existem aqui coisas muito curiosas...

 - Os Tm são carregados com um cartão tipo raspadinha. Compra-se o cartão ( nos vendedores de rua, claro) e raspa-se uma zona que tem um código. Depois insere-se ( o código) no Tm e o saldo é creditado. A mesma coisa no multibanco  ( que aqui se chama Multi caixa) carrega-se e sai um papelinho com o código que se tem que marcar no Tm, 

- Aqui é expressamente proibido atender  e falar ao tm quando se está a ser atendido nos balcões dos bancos.

- A luz tem também um sistema de carregamento. Em vez de se consumir e depois pagar a  conta quando vier a factura ,tem que se comprar primeiro e depois consumir. ( Acho que por aqui não havia muito o hábito de pagar as contas de luz, e funcionava tudo à conta de puxadas ilegais sem contadores).

- Não se pode ir/andar no passeio à frente de quartéis militares... Na Marginal há um e uma vez eu ia sossegadinha da vida pelo passeio e um militar chamou-me e disse " Sinhorá, não pode passar aí, só se for militari"... Sinceramente pensei que ele estivesse a gozar comigo, mas nem contestei ( não convém...) e pedi desculpa e saí do passeio. O marido da irmã do L. disse-me depois que era verdade e não se podia mesmo.

- As passadeiras para peões...É melhor reformular: Toda a sinalização rodoviária é uma mera sugestão. Ou seja, só tem que ser seguida se não der muito incómodo. Portanto sentidos proibidos, passadeiras etc etc não quer dizer que o sejam. Palpita-me que aqui as cartas de condução ( que também se vendem) não incluam a parte do código. 

terça-feira, 15 de abril de 2014

Chuva......

Está tudo bem excepto a IMENSA chuva que está a cair! Acabei de ficar sem TV e palpita-me que  a net vá  falhar também....


Chuva vista da minha janela
 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Pai Grande....

Tudo ok... excepto o síndrome de 2ª feira que tem os mesmos sintomas que na Europa: Neura pela manhã de inicio da semana. 

  Por aqui continua o tempo de calor, chuva e trovoada. Começou a chover à hora de almoço e foi a tarde toda...Chuva miudinha ( que não é muito comum aqui) a fazer lembrar o clima daí.
 
  E falemos então do grande líder ( Por cá também chamado de Pai Grande).....
 Hoje quando ia para o escritório e no percurso habitual passei (contorno o hotel) pelo Hotel E S.L..
( Este hotel é o único de 5 estrelas em Luanda e é o centro dos encontros políticos e económicos cá da terra: Aqui há umas semanas na frente do hotel esteve um verdadeiro contingente militar: quase que parecia que Angola estava novamente em guerra. Vi depois nas noticias que decorria no hotel uma cimeira com vários lideres de países vizinhos. A única vez que lá fui ( ao café-bar aberto ao público)  paguei 700 KW (7,00 USD) por um mísero café ( que costuma custar 200 KW ( 2,00 USD) e encontrei-me com algumas caras conhecidas..... Como um Barão do PSD na mesa do lado com um grupo de tugas endinheirados)

Bem, voltemos à estória... vou eu a andar quando começo a ver MONTES de policias, pinos a impedir o estacionamento, e espanto dos espantos 2 ambulâncias de suporte avançado de vida paradas nas traseiras do hotel...

( há que referir que estando cá desde 6/Março  NUNCA tinha visto uma ambulância dessas ( tipo as nossas do INEM), aliás  poucas ambulâncias se vêem e nada habituais ao que aí existe. Vejam a foto)

Na frente do hotel, mais policias e montes de angolanos VIP.
A manhã correu sem grandes problemas de trânsito ( como era esperado por causa da chuva porque os candongueiros circulam menos) mas a partir das 11.00 foi o Caos. (Vejam a foto)

Já me tinham dito que cada vez que o Zé Eduardo sai à rua a cidade pára.

Rua da M. ( que é a do hotel e a do escritório) cortada por jipes militares ( a guarda privada do grande líder) ,batedores da policia ( motas) aos molhos, uma coluna ( para aí uns 10 carros) todos pretos, vidros fumados e ou do mesmo modelo ou muito parecidos directos para o hotel.

E pronto,  hoje quase que conheci o gajo, perdão o Pai Grande!
 
 ( atenção que as fotos do transito não são carros parados à espera que o semáforo abra.... são carros parados (estacionados será também um termo correcto) sem saber quando andarão de novo) 
Filas de carros...

Filas de carros

Ambulância
 
 

domingo, 13 de abril de 2014

Este pais...

Em relação às fotos ( do presidente)  nos serviços públicos a minha irmã perguntou-me se tinha feito a vénia.....

Para isso passaria a vida a dobrar-me e já estaria com um grave problema de costas.. O Homem está em todo o lado.....
 
- Já o vi num cartaz à porta de uma esquadra da polícia com a seguinte legenda: " Comandante, ordena que nós obedecemos"
- Nas comemorações do dia da paz  com a legenda " O Arquitecto da Paz"
- E em enormes cartazes  a publicitar os feitos pelo pais.
 
  Aqui, nunca ouvi falar/discutir politica...... Só tive conversas com 2 Angolanos sobre isso e as opiniões são idênticas:

- Mi. (  Trinta e tal anos gerente de uma agência Bancária, educada e culta): detesta a UNITA e acha que foi a única causadora da guerra civil. Vê com algum receio o desaparecimento do J. E S.( que já não é nenhum menino) mas acredita que não haverá , de novo, guerra. Acha-o absolutamente sério e lutador pelos direitos do povo Angolano.... Aliás não faz mais porque o "núcleo duro" do MPLA não deixa..... Reconhece erros ( má gestão e compadrio) mas sempre no MPLA.... nunca no grande líder..
- Mo. (motorista): O MPLA está a fazer um óptimo trabalho, ponto final!Nem lhe passa pela cabeça outra coisa..... Cresceu com a guerra ( colonial e depois civil) e só lhe ocorre que "A guerra não pode voltar!!!

  O que dá para compreender... esta gente já passou por tanto que o que tem ( uma treta para os padrões ocidentais) é valorizado e ninguém quer voltar ao antes!

  Este é um país que mantém como esperança média de vida 51,06 anos e tem a 2º maior taxa de mortalidade infantil.... mas também tem uma taxa de fertilidade por mulher de 5,54 filhos..... (O que me levará futuramente  a outro assunto.... o valor da vida humana por aqui...)
 
 Mas também é um pais que começa a receber todos aqueles apetecíveis bens de consumo típicos do hemisfério norte, que começa a descobrir o prazer de andar na rua sem levar um tiro ou ser assaltado e que começa a acreditar num futuro...

( Por aqui chove copiosamente, troveja e claro está calor! )

sábado, 12 de abril de 2014

Fins de semana...

   Já me é relativamente " fácil" passar os fins de semana por aqui. Ligo o PC e ponho a RFM e ouço rádio o dia inteiro enquanto vou fazendo coisas.

   Aqui em termos de TV  ( que pouco vejo) tenho 200 canais: Angolanos/ Portugueses/Brasileiros/ Desporto/ Italiano/Espanhol/  os Europeus do costume,/ BBC/ CNN/ FOX/ AXN etc.  etc.. E.... uma serie de canais Árabes ( Sírio, Saudita, Qatar, Abu Dhabi, Al Jazeera,  Islam  Channel )  e Chineses.... Muitos canais Chineses! O que até é fácil de perceber dado que a comunidade Chinesa não deve ser tão pequena quanto isso.... Eles estão na construção, Material de construção, Camiões.... Aliás...os meus vizinhos de cima são Chineses...

  (O que me recorda um episódio... nos primeiros dias em que fui com o Sr Mo. ( motorista) ele ia a ouvir uma radio local em que o locutor troçava do "Português" do Chineses..... Isto vindo de um Angolano. Sim, o Português por aqui também deixa muito a desejar... e não estou a falar da pronúncia...)

   Em termos da TV costumo ver o jornal das 20:00 na SIC Internacional....mas palpita-me que não seja igual ao de aí....Cadé a Venezuela e a Ucrânia? Aqui não se fala absolutamente nada disso... Portanto na parte que me toca a paz voltou a ambos os países!

 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Shoping Centers....

   Continuo bem embora com montes de saudades da família e algumas da civilização  ( ponham-me uma tarde num Shoping Center, please!!!).

  Nem sei se existem por cá.... Está a nascer um absolutamente enorme ( as obras já duram há 3 anos e ainda faltam mais 2 para supostamente estar concluído) e megalómano no Kinaxixi (http://www.somague.pt/site/shownews.asp?idn=779&lg=pt)

  Isto numa cidade que tem faltas de luz constantes e infras-estruturas ( ruas, rede de luz, água e esgotos) desadequadas à população que tem.

  Já me explicaram que é impossível recuperar os edifícios antigos visto que não são de ninguém. A maior parte foram ocupados após a debandada dos Tugas de cá. E assim se justifica o estado em que estão : as pessoas só melhoram as suas próprias casa, não existem condomínios e ninguém gasta um tusto na manutenção colectiva dos prédios ( por dentro e por fora).

  E é pena.... Luanda tem tudo para ser um espectáculo ( o clima, as pessoas, o mar)... mas está se a transformar numa imensa confusão com Prédios enormes, zonas pobres e degradadas, sem infra-estruturas e claro o problema do lixo.....

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cá vou Indo...

    Continuamos  nas legalizações e é uma coisa incrível.... cada delegação/Entidade diz uma coisa diferente.... Aqui a legislação ( que existe e é muito parecida com a nossa) não é uma norma..  é encarada quase como sugestão que cada entidade adequa a seu bel prazer...  é raro encontrar alguém que saiba o que está a fazer e que não mude de ideias no dia a seguir. Chega a ser desesperante e depois não há como refilar ou reclamar. Precisamos deles e eles sabem disso.
  
   Alguns dos funcionários públicos são de bradar aos céus. A M. diz, e com razão, que depois de conhecermos os serviços de cá achamos os de Portugal absolutamente maravilhosos e eficientes.. e eu já estou 100%  de acordo. Ainda hoje na delegação de educação eu lembrei-me das vezes que fui à DRELVT ( delegação regional de educação Lisboa e Vale do Tejo) e só me deu vontade de desatar a rir às gargalhadas....Parecia uma anedota pegada...o funcionário dizia " mim faz", " mim avisa fulano tal".... Nos dias de boa disposição fazemos um esforço enorme para não nos rirmos... nos dias de Stress o esforço é para não desatarmos a bufar de raiva..,

  Enfim... isto é mesmo outro hemisfério!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os Locais...

  Eu estou bem. Já se nota uma ( ligeira) descida das  temperaturas ( especialmente à noite e de manhã), Supostamente estamos a entrar no "Cacimbo" que vai de Abril/Maio a Setembro e em que dizem que faz frio..... e é um frio de 25ºC como temperatura média....

  Bem voltemos aos locais e em termos de educação são mais ou menos assim....

 - 40% Normais: falam connosco normalmente,  de igual para igual e são simpáticos e educados. Cumprimentam e agradecem quando é suposto fazê-lo.

- 40% Arrogantes e mal educados: dão encontrões na rua, se paramos para lhes dar passagem fazem-no vagarosamente e sem agradecer, não cumprimentam nem respondem quando o fazemos. Se trabalham numa loja ou café atendem-nos como se estivessem a fazer um grande favor e com ar de frete.

- 20%. Ainda vivem na época da escravatura.... não nos olham nos olhos, baixam a cabeça quando falam e dizem sim, Senhora umas quinhentas vezes... quando dizemos bom dia ou boa tarde respondem : "obrigada, senhora, obrigada..... Ao principio pensei que não me percebiam ( como eu também não os percebia) porque só me respondiam " Sim, senhora, obrigada senhora" ( eu dizia-lhes  "como? desculpe, não percebi ")....

  Agora o curioso é que isto é transversal a toda as idades, classes sociais e económicas.... há pessoas muito pobres e educadas e pobres mal educados e arrogantes, idem idem para a pouca classe média que existe e para os mais ricos....  e idem idem para os mais velhos e mais novos..

  Cá os Portugueses são os Tugas e a pátria mãe é  "A Tuga". Os brasileiros são os Zucas...

segunda-feira, 7 de abril de 2014

30 dias....

  Ontem fez 1 mês que cheguei... 30 dias longe da Pátria mãe....

  Hoje fui, novamente, ao Centro Infantil. As obras seguem ao ritmo previsto, ou seja: lentamente! O fulano que ia colocar o Chão em vinílico não apareceu e teve que se procurar outro. Em principio começa amanhã. Aqui é mesmo assim... quase que parecem desculpas mas aqui nada funciona a tempo e horas... e é sempre uma incógnita   quando vão acontecer.

  Por exemplo na 5ª feira passada contactámos 10 das potenciais futuras trabalhadoras....  Deviam estar no escritório hoje  às 10:00:

   - 1 chegou às 9:50;
   - 2 Chegaram às 10:15:
   - 4 chegaram às 10:25;
   - 1 Chegou às 10:30;
   - 1 chegou ás 10:45:
   - 1 não apareceu nem disse nada..... 

  E das 8 que chegaram atrasadas nenhuma se justificou ou sequer pediu desculpa pela hora... Aliás eu e a M. começamos por dar uma lição de moral acerca da pontualidade e elas pareceram ficar surpreendidas... como se todas tivessem sido pontualíssimas ou como se a hora fosse uma mera referência a que não vale a pena dar muita importância.

  Não é de admirar que quase todas as grandes obras ( prédios) e hotéis ( 4 ou 5 estrelas) sejam com pessoal europeu . É a única forma de não ter "obras de Stª Engrácia" ou hotéis sem serviço de qualidade.

  No 5ª dia de cá estar, um português disse-me : " Eles são burros.. mesmo quem não é racista, aqui, acaba por ficar" * Eu ainda não cheguei a tanto...só acho que é uma questão de educação e mentalidade. Coisa que por estes lados falha completamente....

 
* Esta frase pode parecer meio brutal... vista daí...mas estando aqui pode não se concordar mas dá para compreender

domingo, 6 de abril de 2014

Turista...

  De volta a Luanda e cansadíssima.... pois vida de laréu também cansa!!
 
 Visitei um sitio com uma paisagem espetacular: O Miradouro da Lua.
  









quinta-feira, 3 de abril de 2014

Isto foi cá uma semana...

   2ª feira com a aventura do vai não vai,  3ª feira à noite encontro uma BARATA ENORME na minha cozinha, 4ª feira sem net....

  E hoje até ver tudo ok. Para mim a semana acaba hoje  porque amanhã é feriado: dia da Paz em que se comemora os 12 anos do acordo de paz que iniciou o fim da guerra civil.

  Amanhã vou para Cabo Ledo com a irmã do L. e volto no Domingo. Sim, eu sei é uma vida dura....... Mas tenho que aproveitar o convite porque senão ficava quase 3 dias fechada em casa: de dia está demasiado calor e à noite é demasiado arriscado...

  Luanda não tem quase nada em termos de potenciais sítios de passeio, ou se tem ainda não os descobri, ou se os descobri não há como visitá-los... Por exemplo no outro dia quando regressava a casa por uma rua abaixo e paralela àquela por onde costumo vir dou de caras com um "edifício" amarelo e totalmente fora do contexto local. Pensei em tirar uma foto, mas aqui pôr Tm de fora pode ser arriscado.

  Quando cheguei a casa fui pesquisar na net e surpresa das surpresas é um local chamado : Palácio de Ferro que se supõem ser da autoria do Gustave Eiffel. Pesquisem na net e compreenderão...

 Da outra vez que estive em Cabo Ledo que é absolutamente lindíssimo mas longe da civilização... não tínhamos net nem rede de tm..... se eu não der noticias não se preocupem.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Imprevistos...


    Mas que grande confusão... Mas isto neste país é sempre assim. O previsto passa a imprevisto em três tempos.

   Portanto os planos actuais são que irei para a  Mãe Pátria este mês para tratar do visto de trabalho. Provavelmente não antes da Páscoa por causa do preço das passagens.

terça-feira, 1 de abril de 2014

De volta?

   Vim para cá  com visto ordinário que me permite estar cá 3 meses ( 30 dias que podem ser per rogados por 2 vezes)e depois regressaria a Portugal para tirar o visto de trabalho ou tiraria cá. Como está tudo atrasadíssimo ( a abertura) corremos o risco de que na abertura eu já cá não esteja ou esteja de partida... o que não dá

  Portanto tenho que regressar o mais depressa possível para começar a tratar disso. Quando foi comprada a passagem para cá e sendo um visto temporário teve que ser reservada uma viagem de regresso  que  é amanhã dia 2.
 
  Se eu não for ainda tem que se pagar a per rogação do visto mas terei que ir em meados do mês com nova passagem. portanto vamos decidir hoje se regresso amanhã ou não....