domingo, 13 de abril de 2014

Este pais...

Em relação às fotos ( do presidente)  nos serviços públicos a minha irmã perguntou-me se tinha feito a vénia.....

Para isso passaria a vida a dobrar-me e já estaria com um grave problema de costas.. O Homem está em todo o lado.....
 
- Já o vi num cartaz à porta de uma esquadra da polícia com a seguinte legenda: " Comandante, ordena que nós obedecemos"
- Nas comemorações do dia da paz  com a legenda " O Arquitecto da Paz"
- E em enormes cartazes  a publicitar os feitos pelo pais.
 
  Aqui, nunca ouvi falar/discutir politica...... Só tive conversas com 2 Angolanos sobre isso e as opiniões são idênticas:

- Mi. (  Trinta e tal anos gerente de uma agência Bancária, educada e culta): detesta a UNITA e acha que foi a única causadora da guerra civil. Vê com algum receio o desaparecimento do J. E S.( que já não é nenhum menino) mas acredita que não haverá , de novo, guerra. Acha-o absolutamente sério e lutador pelos direitos do povo Angolano.... Aliás não faz mais porque o "núcleo duro" do MPLA não deixa..... Reconhece erros ( má gestão e compadrio) mas sempre no MPLA.... nunca no grande líder..
- Mo. (motorista): O MPLA está a fazer um óptimo trabalho, ponto final!Nem lhe passa pela cabeça outra coisa..... Cresceu com a guerra ( colonial e depois civil) e só lhe ocorre que "A guerra não pode voltar!!!

  O que dá para compreender... esta gente já passou por tanto que o que tem ( uma treta para os padrões ocidentais) é valorizado e ninguém quer voltar ao antes!

  Este é um país que mantém como esperança média de vida 51,06 anos e tem a 2º maior taxa de mortalidade infantil.... mas também tem uma taxa de fertilidade por mulher de 5,54 filhos..... (O que me levará futuramente  a outro assunto.... o valor da vida humana por aqui...)
 
 Mas também é um pais que começa a receber todos aqueles apetecíveis bens de consumo típicos do hemisfério norte, que começa a descobrir o prazer de andar na rua sem levar um tiro ou ser assaltado e que começa a acreditar num futuro...

( Por aqui chove copiosamente, troveja e claro está calor! )

Sem comentários:

Enviar um comentário